Alma Extraviada

– Eu não gosto de café, nem de samba e muito menos de futebol. Foi um engano eu ter nascido brasileira, acho…

Disse-me a amiga carioca, moradora de Paris há alguns bons anos. Fiquei imaginando se isso é possível. Isso de nascer no lugar errado.

Entre os espíritas, a resposta seria não (não sou espírita, mas cresci numa família predominantemente espírita, kardecista e umbandista). Segundo a doutrina, se bem me lembro, as almas, auxiliadas por um mentor, decidem onde irão viver a próxima jornada na terra.

Fico imaginando como se dã esta decisão. Deve ser algo do tipo uma reunião de empresa, onde o chefe define com o funcionário qual será o planejamento estratégico do ano. O espírito mais elevado chega até a alma ainda iniciante e lhe diz:

– Bom dia caro espírito em evolução. Vamos definir em quais paragens deverás reencarnar?
– Bom dia senhor Espírito da Luz Suprema. Então, trouxe aqui algumas pesquisas feitas no SoulAdvisor e vi que há um lugar chamado Havaí. É um lugar remoto, que apesar de fazer parte do país mais rico do mundo, seus habitantes ainda levam uma vida provinciana e os descendentes de nativos sofrem alguma descriminação. Seria um bom mix para compensar as agruras passadas na minha penúltima vida de plebeu na Idade Média. Sugiro ir como descendente de nativo e pagar o carma da minha última encarnação como banqueiro Suíço.

O Espírito Supremo olha para aquela alma errante e lhe diz, naquele tom de gerente que fez todos os cursos de gestão de pessoas:

– Cara Alma em Evolução, creio ser o Havaí um lugar assaz agradável para quem viveu em um país como a Suíça, guardando dinheiro de traficantes e corruptos do mundo afora…

E a humilde alma em evolução tenta argumentar:

– Mas lá tem vulcão ainda em atividade, Mestre…

O espírito supremo faz ouvidos moucos. E continua:

– Existe uma cidade com natureza exuberante, quase como o Havaí. Lá tem um prefeito que se diz religioso e um governador que usa sapatos número 49. O país não é a maior economia do mundo, mas tem um presidente que foi um dos seus clientes…Acredito ser este país tropical o lugar mais adequado para você…dirija-se à sala com a plaquinha verde-amarela e aguarde a sua vez.
– Mas mestre, permita-me saber: reencarnarei juiz de primeira instância e morador do Leblon, ao menos?
– Serás funcionário público estadual, e morador de uma comunidade. Boa sorte.

Descendo um pouco contrariado, a alma em evolução acaba por vencer através do livre-arbítrio e vira um jogador de futebol em um time alemão. Nas manchetes das edições esportivas ele declara: “Sinto-me em casa na Alemanha”.

No meio da triagem dos espíritos em espera por uma nova existência, por vezes acontecem problemas.

– Pedro, aquela alma que entrou no céu depois de ter sido queimada na inquisição? Não a estou encontrando aqui na lista dos moradores da Suécia…
– Espera um instante, Espírito Santo, vou dar uma olhada aqui no arquivo. Deixa eu ver…ué, ela está no Rio de Janeiro!!!
– Mas como isso ocorreu, meu santo Deus!? Essa seria a última encarnação dela! Já sofreu tanto. Ai, ai, ai. O que vamos fazer???
– Espera um momento…

Pedro pega o telefone vermelho.

– Bom dia Autoridade Suprema, temos aqui mais um caso de alma extraviada…(pausa). Pois não, Senhor. Transmitirei a informação.

Pedro desliga o telefone e avisa ao Espírito Santo

– Deus arrumou um jeito de fazê-la ir morar em Paris…

 

 

 

Você também pode gostar de: