A primavera na janela

Embora a primavera tenha andado um pouco chuvosa, na capital francesa sempre percebe-se a chegada da estação. O primeiro sinal são as árvores, cujas folhas verdes vivas vão vestindo-as da nudez invernal. O segundo sinal são umas florezinhas danadas de graciosas, que parecem ser objeto de decoração obrigatórios das janelas parisienses.

Está andando pela cidade? Olhe para cima. Dificilmente não irá depara-se com os vasinhos cheios de vida – e cor. São os gerânios, flores que eu me atreveria a dizer que são as mais populares de Paris.

O motivo pode estar ligado à própria natureza da planta. Segundo informou-me o florista do mercado na esquina de casa, o gerânio é muito resistente. A flor não precisa de muita água. Quase como uma suculenta, resiste bem ao clima seco e aos invernos rigorosos da Cidade Luz.

Não por acaso, a população se rende à florzinha generosa, que guarda seus brotos timidamente entre os seis meses das estações mais frias, para desabrochar sem pudores em pétalas vermelhas, rosas, amarelas e brancas.

O contraste do cinza do céu e o amarelado das construções parisienses arrematam o cenários, para dar o toque especial e deixar que os gerânios ganhem destaque na paisagem. E essas pequenas sutilezas dão o toque especial à tão esperada primavera em Paris.

Você também pode gostar de:

3 comentários

  1. Para mim esta é a estação mais esperada e celebrada do ano. Depois de 6 meses de céu cinza, árvores sem folhas e pessoas vestidas de preto da cabeça aos pés o colorido das jonquilles, magnólias, cerejeiras, muguets e tantas outras mais, levanta o astral e nos faz sonhar com os terraços e aperôs a base de muito rosé! Gente, e o que é o Plaza Athenée coberto de gerânios vermelhos? Existe coisa mais linda? Vive le printemps!!!!