Sob o céu de Paris

Paris é uma mulher. A canção Ça c’est Paris, de Maurice Chevalier, é a prova. E eu acrescentaria: uma mulher surpreendente. Vejam só os senhores que hoje, dia 12 de março de 2017, em pleno inverno, esta bela cidade presenteia sua gente com um domingo ensolarado, de céu azul e quente: no momento, às margens do Sena, faz 18 graus.

E não estamos falando de inverno no Rio de Janeiro, onde qualquer 25 graus já tira botas e casacos de lã do armário. Aqui é o hemisfério norte e temperaturas de dois dígitos antes da primavera gera espasmos de alienação, capazes de gerar 30 segundos de simpatia pelo aquecimento global.

Independente de heresias ecológicas, calorzinho fora de hora é comemorado aqui e ponto. Afinal, botar as pernas de fora após quatro meses embrulhadas em meias-calça fio 100 é um alívio.

Sem contar a mudança de humor dos parisienses. Ganhei até uma rosa do vendedor de flores. Perguntei por que ele me oferecia uma flor e ele respondeu simplesmente “Il fait beau, madame!’ (está fazendo tempo bom, senhora).

Os sisudos e bufantes moradores da cidade começam a ensaiar os sorrisos – a serem distribuídos em abundância entre abril e setembro. Sim, costumamos brincar que parisienses só riem na temporada primavera-verão.

E, para completar, o céu azul. Desculpem pela insistência sobre um dado aparentemente banal. Mas por aqui trata-se de artigo raro. A média é de 66% de dias chuvosos e nublados em Paris. Então, celebrar o azul celeste celestial sobre nós é a ordem do dia.

Todo mundo na rua. Vestidos e bermudas aos mais calorentos. Outros ousam camisetas com um simples casaquinho jeans por cima. Só para quebrar o vento. E o gelo – presente nos últimos seis meses e, agora, a iniciar sua despedida da cidade…

(Para quem não conhece, Zaz é uma cantora francesa contemporânea e, no vídeo a seguir, leva a canção imortalizada por Piaf &  Yves Montand)

Você também pode gostar de:

1 comentário

  1. Aqui em Glasgow só chega a 66% de dias nublados em Junho. No resto do ano é pior. Dezembro tem 88% dos dias nublados, hehe.